Delacour Book
"Um Blog voltado para o dia, curiosidades, temas políticos e sociais, além de saúde e bem estar.
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
segunda-feira, 25 de julho de 2016
segunda-feira, 18 de julho de 2016
sexta-feira, 1 de julho de 2016
domingo, 26 de abril de 2015
Relacionento Gay é complicado
Um outro dia um amigo me disse:"relacionamento gay é muito complicado?"... ae esta dúvida foi mas forte do que eu... fiquei pensando sobre o assunto e cheguei a seguinte conclusão:
Para responder essa questão é preciso lembrar que relacionamentos, tanto faz se entre héteros ou entre gays, são sempre complicados. Porém, os gays são também obrigados a lidar com muitas outras dificuldades além das enfrentadas por todo mundo. A mais séria, a meu ver, é a homofobia internalizada. Desde muito cedo aprendemos, entre outras coisas negativas, que.. relacionamentos homossexuais não têm futuro. Que são baseados apenas na satisfação imediata pelo sexo, sem fins de procriação e sem função na sociedade, esses relacionamentos são vistos como narcisistas e imaturos. Os gays crescem sem ter a oportunidade de explorar sua afetividade e sexualidade de forma natural e espontânea, como fazem os héteros, e passam a acreditar que sua diferença está irremediavelmente associada à solidão e ao abandono.
Como essas crenças estão, na maior parte das vezes, no nível inconsciente, eles tendem a buscar fora deles as causas para seu fracasso em obter e manter relacionamentos significativos. "Os gays (os outros, é claro!) só pensam em sexo" ou "ninguém quer nada sério" não são meras constatações da realidade que os cerca, mas indicadores poderosos da suahomofobia internalizada.
Um outro sintoma importante da homofobia internalizada é o valor positivo que se costuma dar aos "fora do meio". Esses costumam ser vistos como "superiores", como uma casta que não se mistura com a massa "promíscua" e "fútil" da qual se constitui o mundo gay. Ora, se vive "fora do meio" e rejeita aqueles que são como ele, como fazer para encontrar um parceiro e para estabelecer um relacionamento que se sustente sem os apoios familiar ou social? (situação parecida ocorre com mulheres que só têm amigos gays e se queixam de não conseguir arranjar um namorado).
Outra dificuldade inerente aos relacionamentos gays tem a ver com os papéis de gênero (masculino e feminino), ou seja, os comportamentos e atitudes que a sociedade estabelece para cada um dos gêneros, e que nos são impostos primariamente pela família e pela escola. Os meninos são incentivados a serem fortes e competitivos, a evitarem demonstrações de afeto e a explorarem sua sexualidade de forma mais livre do que as meninas. Com isso, aprendemos pouco sobre como expressar sentimentos e dividir nossa intimidade. Por outro lado, desenvolvemos uma identidade fortemente apoiada na sexualidade e na disputa pelo poder. Como um relacionamento gay envolve necessariamente dois homens, essas características de gênero tendem a ser uma fonte adicional de conflitos.Impossível falar sobre relacionamentos gays sem tratar da questão da"invisibilidade". A maioria dos gays cresce em famílias heterossexuais e passa boa parte da infância e da adolescência sem sequer conhecer um casal gay (abertamente gay e/ou abertamente casal).
Mesmo depois de terem se assumido e passado a conviver com outros gays, não é muito freqüente encontrarem casais gays estáveis e visíveis. Muitos escolhem se "misturar" com os héteros e viver uma vida longe da comunidade gay; ou porque sentem-se, de alguma forma, ameaçados na sua segurança, ou porque acreditam que o modelo de casal não é compatível com o estilo de vida gay (de novo a homofobia!).
Além disso, a ausência de modelos públicos (como na mídia, por exemplo), a falta de literatura específica sobre o tema (quantos livros sobre relacionamentos gays você conhece?) e de especialistas em aconselhamento para casais gays, torna essa empreitada uma aventura ainda mais solitária.Quando um casal hétero se forma, "os céus dizem amém". É possível, e muito desejável, que o casal compartilhe sua felicidade com a família e os amigos. Quando se depara com as dificuldades naturais dos relacionamentos, encontra apoio e ajuda para resolver os problemas. Quando se separa, além dos ombros de familiares e de amigos para chorar, o casal terá provavelmente a compreensão de todos à sua volta, assim como todos os recursos que a sociedade heterossexual lhe oferece.
Para o casal gay "invisível", a maior parte desses privilégios será negada (como por exemplo usar uma aliança de namoro com o nome do amado gravado ou mandar flores no trabalho, etc). Pois como justificar para a família ou para o chefe no trabalho a alegria ou a tristeza do momento? Como enfrentar as crises inevitáveis sem o suporte daqueles que estão próximos? Onde buscar ajuda de forma segura e confiável?Além dessas dificuldades mais específicas, gays, assim como héteros, trazem para seus relacionamentos uma bagagem emocional complexa que se forma, a partir dos primeiros anos, na relação com os pais (Freud explica) e se consolida por meio das experiências de vida.
E olha que mesmo com todas estas dificuldades (longe de mim querer fazer apologia á qualquer tipo de sexualidade), já é possível enchergar vantagens no relacionamento gay, pois segundo o Instituto de Pesquisa Rockway, de San Francisco, relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são mais saudáveis que entre heterossexuais, você acredita?
Uma série de estudos revelou que pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo têm maior probabilidade de relacionamentos maritais e familiares do que aquelas em um relacionamento hétero. Robert Jay, diretor executivo do Instituto Rockway disse que a flexibilidade de gênero dos papéis desempenhados pelas pessoas em um relacionamento gay e a divisão igualitária nas questões domésticas e familiares resultam em relacionamentos mais saudáveis que aqueles heterossexuais apoiados em moldes antigos.
Tão vendo??? Então "vamo" namorar minha gente!!! Seja gay ou hétero, o importante é ser feliz no relacionamento!!!
Como essas crenças estão, na maior parte das vezes, no nível inconsciente, eles tendem a buscar fora deles as causas para seu fracasso em obter e manter relacionamentos significativos. "Os gays (os outros, é claro!) só pensam em sexo" ou "ninguém quer nada sério" não são meras constatações da realidade que os cerca, mas indicadores poderosos da suahomofobia internalizada.
Um outro sintoma importante da homofobia internalizada é o valor positivo que se costuma dar aos "fora do meio". Esses costumam ser vistos como "superiores", como uma casta que não se mistura com a massa "promíscua" e "fútil" da qual se constitui o mundo gay. Ora, se vive "fora do meio" e rejeita aqueles que são como ele, como fazer para encontrar um parceiro e para estabelecer um relacionamento que se sustente sem os apoios familiar ou social? (situação parecida ocorre com mulheres que só têm amigos gays e se queixam de não conseguir arranjar um namorado).
Outra dificuldade inerente aos relacionamentos gays tem a ver com os papéis de gênero (masculino e feminino), ou seja, os comportamentos e atitudes que a sociedade estabelece para cada um dos gêneros, e que nos são impostos primariamente pela família e pela escola. Os meninos são incentivados a serem fortes e competitivos, a evitarem demonstrações de afeto e a explorarem sua sexualidade de forma mais livre do que as meninas. Com isso, aprendemos pouco sobre como expressar sentimentos e dividir nossa intimidade. Por outro lado, desenvolvemos uma identidade fortemente apoiada na sexualidade e na disputa pelo poder. Como um relacionamento gay envolve necessariamente dois homens, essas características de gênero tendem a ser uma fonte adicional de conflitos.Impossível falar sobre relacionamentos gays sem tratar da questão da"invisibilidade". A maioria dos gays cresce em famílias heterossexuais e passa boa parte da infância e da adolescência sem sequer conhecer um casal gay (abertamente gay e/ou abertamente casal).
Mesmo depois de terem se assumido e passado a conviver com outros gays, não é muito freqüente encontrarem casais gays estáveis e visíveis. Muitos escolhem se "misturar" com os héteros e viver uma vida longe da comunidade gay; ou porque sentem-se, de alguma forma, ameaçados na sua segurança, ou porque acreditam que o modelo de casal não é compatível com o estilo de vida gay (de novo a homofobia!).
Além disso, a ausência de modelos públicos (como na mídia, por exemplo), a falta de literatura específica sobre o tema (quantos livros sobre relacionamentos gays você conhece?) e de especialistas em aconselhamento para casais gays, torna essa empreitada uma aventura ainda mais solitária.Quando um casal hétero se forma, "os céus dizem amém". É possível, e muito desejável, que o casal compartilhe sua felicidade com a família e os amigos. Quando se depara com as dificuldades naturais dos relacionamentos, encontra apoio e ajuda para resolver os problemas. Quando se separa, além dos ombros de familiares e de amigos para chorar, o casal terá provavelmente a compreensão de todos à sua volta, assim como todos os recursos que a sociedade heterossexual lhe oferece.
Para o casal gay "invisível", a maior parte desses privilégios será negada (como por exemplo usar uma aliança de namoro com o nome do amado gravado ou mandar flores no trabalho, etc). Pois como justificar para a família ou para o chefe no trabalho a alegria ou a tristeza do momento? Como enfrentar as crises inevitáveis sem o suporte daqueles que estão próximos? Onde buscar ajuda de forma segura e confiável?Além dessas dificuldades mais específicas, gays, assim como héteros, trazem para seus relacionamentos uma bagagem emocional complexa que se forma, a partir dos primeiros anos, na relação com os pais (Freud explica) e se consolida por meio das experiências de vida.
E olha que mesmo com todas estas dificuldades (longe de mim querer fazer apologia á qualquer tipo de sexualidade), já é possível enchergar vantagens no relacionamento gay, pois segundo o Instituto de Pesquisa Rockway, de San Francisco, relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são mais saudáveis que entre heterossexuais, você acredita?
Uma série de estudos revelou que pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo têm maior probabilidade de relacionamentos maritais e familiares do que aquelas em um relacionamento hétero. Robert Jay, diretor executivo do Instituto Rockway disse que a flexibilidade de gênero dos papéis desempenhados pelas pessoas em um relacionamento gay e a divisão igualitária nas questões domésticas e familiares resultam em relacionamentos mais saudáveis que aqueles heterossexuais apoiados em moldes antigos.
Tão vendo??? Então "vamo" namorar minha gente!!! Seja gay ou hétero, o importante é ser feliz no relacionamento!!!
segunda-feira, 6 de abril de 2015
Estado Islâmico Extremista e Nosso Vestígio Semelhante
Em nosso tempo, parece absurdo o que acontece, mas vamos fazer como recomendou Gandhi, por um momento, analisemos do ponto de vista dos Islâmicos Extremistas.
Quantas Batalhas Deus não travou no antigo testamento para a supremacia do seu povo, para a liberdade de poder exercer sua religião. Aqui vai uns exemplos:
"Quando todos os israelitas que haviam se escondido nos montes de Efraim ouviram que os filisteus batiam em retirada, também entraram na batalha, perseguindo-os. " (1 Samuel 14:22)
"Quando chegar a hora da batalha, o sacerdote virá à frente e dirá ao exército". (Deuteronômio 20:2)
"Quando o rei de Ai viu isso, ele e todos os homens da cidade se apressaram, levantaram-se logo cedo e saíram para enfrentar Israel no campo de batalha, no local de onde se avista a Arabá. Ele não sabia da emboscada armada contra ele atrás da cidade." (Josué 8:14)
O Islamismo vive a Torá (os 5 primeiros livros da Bíblia), os ensinamentos de Jesus Cristo, mas colocando Deus como Único Divino e superior.
Ao ver o Cristianismo como uma ameaça e uma heresia, pois segundo ele os Israelitas distorceram as palavras de Jesus, principalmente o Apostolo Paulo. Eles agem como fariam os exércitos de de nossos profetas guerreiros evidenciados no velho testamento, em nome de Deus e de sua religião. Ou como fizeram nas cruzadas pelos soldados de Cristo.
De maneira alguma concordando com tal prática, só quero deixar claro que os motivos que o movem são os mesmos que um dia moveram nossos antepassados, e só não nos move porque somos um povo diferente, acreditamos no perdão, na salvação da vida apenas por crer em Cristo, ao levar um golpe na face - oferecer-lhe a outra, e que pela renovação de Cristo Jesus já não precisamos seguir o velho testamento tão a risca. Ainda que isso possa ser feito quando signifique conveniência, ora, somos seres humanos, e agir com conveniência e certa hipocrisia faz parte do nosso ser, e que segundo Deus, através da bíblia, nos revelou que nascemos com essa inclinação para mal desde pequeno.
Quando a tabua é revelada a Moisés, um dos mandamentos é não matarás. Mas esse não matarás se aplica somente ao seu povo, exemplo, Cristão não deve matar outro Cristão.
Ai me perguntam, o que te leva a crer em isso? E a resposta é que a própria Bíblia não condena quando pelas guerras causadas, outros povos não hebreus não tinham importância serem mortos.
O que quero dizer que é tudo uma questão de ponto de vista, não exite uma só verdade, você escolhe a qual verdade pertence. Reitero, jamais serei a favor das matanças, mas precisamos ter outro olhar frente ao que ta acontecendo. E também analisar, que também não deixamos de fazer algo diferente em outros aspectos, é claro que não chegamos a matar, mas o que fazemos quando violamos a lei de um estado laico, é da mesma maneira extremismo e defesa da nossa fé. É exatamente isso que o Estado Islâmico extremista está fazendo, defendendo a sua fé.
Mas por um lado existe a Irmandade Muçulmana, ela trata de ajudar e abrigar os cristão, e de tentarem promover um Estado Laico democrático, já até venceram as eleições no Egito.
Acredito que a liberdade de expressão do ser humano deve ser sagrada, em qualquer instancia ou circunstancia, e espero que eu possa ter dado uma outra visão sobre o assunto, e que vocês possam olhar dentro de si mesmo, e ver se possuem algum vestígio de extremismo dentro de si.
Quantas Batalhas Deus não travou no antigo testamento para a supremacia do seu povo, para a liberdade de poder exercer sua religião. Aqui vai uns exemplos:
"Quando todos os israelitas que haviam se escondido nos montes de Efraim ouviram que os filisteus batiam em retirada, também entraram na batalha, perseguindo-os. " (1 Samuel 14:22)
"Quando chegar a hora da batalha, o sacerdote virá à frente e dirá ao exército". (Deuteronômio 20:2)
"Quando o rei de Ai viu isso, ele e todos os homens da cidade se apressaram, levantaram-se logo cedo e saíram para enfrentar Israel no campo de batalha, no local de onde se avista a Arabá. Ele não sabia da emboscada armada contra ele atrás da cidade." (Josué 8:14)
O Islamismo vive a Torá (os 5 primeiros livros da Bíblia), os ensinamentos de Jesus Cristo, mas colocando Deus como Único Divino e superior.
Ao ver o Cristianismo como uma ameaça e uma heresia, pois segundo ele os Israelitas distorceram as palavras de Jesus, principalmente o Apostolo Paulo. Eles agem como fariam os exércitos de de nossos profetas guerreiros evidenciados no velho testamento, em nome de Deus e de sua religião. Ou como fizeram nas cruzadas pelos soldados de Cristo.
De maneira alguma concordando com tal prática, só quero deixar claro que os motivos que o movem são os mesmos que um dia moveram nossos antepassados, e só não nos move porque somos um povo diferente, acreditamos no perdão, na salvação da vida apenas por crer em Cristo, ao levar um golpe na face - oferecer-lhe a outra, e que pela renovação de Cristo Jesus já não precisamos seguir o velho testamento tão a risca. Ainda que isso possa ser feito quando signifique conveniência, ora, somos seres humanos, e agir com conveniência e certa hipocrisia faz parte do nosso ser, e que segundo Deus, através da bíblia, nos revelou que nascemos com essa inclinação para mal desde pequeno.
Quando a tabua é revelada a Moisés, um dos mandamentos é não matarás. Mas esse não matarás se aplica somente ao seu povo, exemplo, Cristão não deve matar outro Cristão.
Ai me perguntam, o que te leva a crer em isso? E a resposta é que a própria Bíblia não condena quando pelas guerras causadas, outros povos não hebreus não tinham importância serem mortos.
O que quero dizer que é tudo uma questão de ponto de vista, não exite uma só verdade, você escolhe a qual verdade pertence. Reitero, jamais serei a favor das matanças, mas precisamos ter outro olhar frente ao que ta acontecendo. E também analisar, que também não deixamos de fazer algo diferente em outros aspectos, é claro que não chegamos a matar, mas o que fazemos quando violamos a lei de um estado laico, é da mesma maneira extremismo e defesa da nossa fé. É exatamente isso que o Estado Islâmico extremista está fazendo, defendendo a sua fé.
Mas por um lado existe a Irmandade Muçulmana, ela trata de ajudar e abrigar os cristão, e de tentarem promover um Estado Laico democrático, já até venceram as eleições no Egito.
Acredito que a liberdade de expressão do ser humano deve ser sagrada, em qualquer instancia ou circunstancia, e espero que eu possa ter dado uma outra visão sobre o assunto, e que vocês possam olhar dentro de si mesmo, e ver se possuem algum vestígio de extremismo dentro de si.
sábado, 4 de abril de 2015
Políticos sem Visão e Conhecimento
http://www.folhapolitica.org/2015/04/apos-ser-ofendido-jovem-humilha-jean.html
https://www.youtube.com/watch?v=FFRF1ln-9MM
Dois pseudointelectuais que infelizmente se vestem de hipocrisias, e ao lançar pseudo-afirmações enganam a nossos pobres civis ignorantes que tem apenas a noção de um todo declamada pela mídia, mas que não tem interesse ou preguiça em buscar mais sobre um determinado assunto antes de fazer pseudo - acusações que para os conhecedores são sem fundamento.
Che Guevara foi um lutador, um visionário, um inconformado com as injustiças, um mártir e como tal merece seu respeito. Mas também não podemos esquecer da época em que viveu, e os locais onde atuou, ora pois, se no Brasil a liberdade de expressão é "parcialmente" vetada, se me permitem essa palavra, imagina a mais de 50 anos atrás em países como Cuba, Argentina, Bolívia onde o sistema é mais retardatário. Che era humano, mas seus atos de revolução não pode ser diminuído por atos não tanto satisfatórios. Somos feitos das duas essências, apenas Jesus resistiu a todas as tentações.
Agora convenhamos que de veras não há problema algum em abrir espaço a jovem de 19 anos para a mídia, pelo contrário, é satisfatório a sensação de credibilidade. O problema de Jean deve ser o fato de que quiças suas auto afirmações engrandecem o seu ego. Observação: Quiças, pois sua psique está além de minhas comprovações.
Infelizmente este jovem de 19 anos e Jean Wyllys são péssimas representações para as futuras gerações, e mais, toda a corja deve governo vergonhoso são de veras péssimos exemplos. Atacar o outro com insultos não é o caminho, reitero, é o caminho mais fácil. E não falo só dos dois ai citados, voltamos ao governo Nobrense, são ataques dos dois lados do campo, e com que finalidade. Alertar um povo que esquecerá disso na hora de votar, ou seria a melhor opção sugerir estratégias que seduzam o povo na hora de votar. Reitero, Diminuir não faz de ninguém maior que outro, É estratégia do Fraco!
Outro ponto. O Estado Islâmico possui como religião desmembramentos do Islamismo, assim como os evangélicos possui diversas denominações, assim também possui o Islã, a diferença é que alguns são de grupos radicais e seguem a torá (primeiros cinco livros da Bíblia) ao pé da letra. E segundo a lei de Moisés, não há problema nas manifestações radicais pelo Estado Islâmico, mas isso não é realidade para todos do Islamismo, e ele não fez essa distinção, generalizou tudo. Não vejo problema algum em ensinar o islamismo na escola, é uma religião monoteísta como o cristianismo, acredita em Jesus Cristo, que ele veio e que ele voltará no final dos tempos. Vivemos supostamente num Estado Laico, então as escolas deveriam abrir para a liberdade religiosa.
Segundo a Lei Mosaica, a lei escrita diretamente pelo dedo de Deus nas tábuas dadas ao Profeta Moisés no Monte Sinai, há várias razões que podem condenar uma pessoa à morte por apedrejamento
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).
O problema pode ser elucidado por S. Gregório, Bispo de Nanianzus no século IV, escreveu: "Um certo jargão é necessário para se impor ao povo. Quantos menos compreenderem, mais admirarão."
ou Gandhi
" Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras."
(Mahatma Gandhi).
Como disse, não defendo nenhum dos dois, ao contrário, vejo neles, péssimos exemplos, para uma sociedade que precisa crescer e não ater-se em ataques sem uma visão de mudanças!
https://www.youtube.com/watch?v=FFRF1ln-9MM
Dois pseudointelectuais que infelizmente se vestem de hipocrisias, e ao lançar pseudo-afirmações enganam a nossos pobres civis ignorantes que tem apenas a noção de um todo declamada pela mídia, mas que não tem interesse ou preguiça em buscar mais sobre um determinado assunto antes de fazer pseudo - acusações que para os conhecedores são sem fundamento.
Che Guevara foi um lutador, um visionário, um inconformado com as injustiças, um mártir e como tal merece seu respeito. Mas também não podemos esquecer da época em que viveu, e os locais onde atuou, ora pois, se no Brasil a liberdade de expressão é "parcialmente" vetada, se me permitem essa palavra, imagina a mais de 50 anos atrás em países como Cuba, Argentina, Bolívia onde o sistema é mais retardatário. Che era humano, mas seus atos de revolução não pode ser diminuído por atos não tanto satisfatórios. Somos feitos das duas essências, apenas Jesus resistiu a todas as tentações.
Agora convenhamos que de veras não há problema algum em abrir espaço a jovem de 19 anos para a mídia, pelo contrário, é satisfatório a sensação de credibilidade. O problema de Jean deve ser o fato de que quiças suas auto afirmações engrandecem o seu ego. Observação: Quiças, pois sua psique está além de minhas comprovações.
Infelizmente este jovem de 19 anos e Jean Wyllys são péssimas representações para as futuras gerações, e mais, toda a corja deve governo vergonhoso são de veras péssimos exemplos. Atacar o outro com insultos não é o caminho, reitero, é o caminho mais fácil. E não falo só dos dois ai citados, voltamos ao governo Nobrense, são ataques dos dois lados do campo, e com que finalidade. Alertar um povo que esquecerá disso na hora de votar, ou seria a melhor opção sugerir estratégias que seduzam o povo na hora de votar. Reitero, Diminuir não faz de ninguém maior que outro, É estratégia do Fraco!
Outro ponto. O Estado Islâmico possui como religião desmembramentos do Islamismo, assim como os evangélicos possui diversas denominações, assim também possui o Islã, a diferença é que alguns são de grupos radicais e seguem a torá (primeiros cinco livros da Bíblia) ao pé da letra. E segundo a lei de Moisés, não há problema nas manifestações radicais pelo Estado Islâmico, mas isso não é realidade para todos do Islamismo, e ele não fez essa distinção, generalizou tudo. Não vejo problema algum em ensinar o islamismo na escola, é uma religião monoteísta como o cristianismo, acredita em Jesus Cristo, que ele veio e que ele voltará no final dos tempos. Vivemos supostamente num Estado Laico, então as escolas deveriam abrir para a liberdade religiosa.
Segundo a Lei Mosaica, a lei escrita diretamente pelo dedo de Deus nas tábuas dadas ao Profeta Moisés no Monte Sinai, há várias razões que podem condenar uma pessoa à morte por apedrejamento
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).
O problema pode ser elucidado por S. Gregório, Bispo de Nanianzus no século IV, escreveu: "Um certo jargão é necessário para se impor ao povo. Quantos menos compreenderem, mais admirarão."
ou Gandhi
" Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras."
(Mahatma Gandhi).
Como disse, não defendo nenhum dos dois, ao contrário, vejo neles, péssimos exemplos, para uma sociedade que precisa crescer e não ater-se em ataques sem uma visão de mudanças!
Assinar:
Postagens (Atom)