segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Series: Saúde e Bem Estar - Mudanças Climáticas

"Os Maiores desafios que podemos encontrar quando fazemos uma mudança em nossas vidas, é sem sombra de duvida a Adaptação. Para alguns adaptar é algo natural, para outros essas mudanças nem sempre possuem um sinônimo de algo bom, até que se passe. Mas um coisa todos temos que concordar, o Clima de Santa Cruz de La Sierra não facilita esse Desafio." (Álvaro de Campos)



Quando falamos de mudanças climáticas,a primeira coisa que se passa em nossas mentes são doenças como gripe e resfriados. O que poucos sabem é que essas mudanças tal como acontece em Santa Cruz gera diversas enfermidades respiratórias e também da pele e cardiovasculares.

Segundo a Licenciada Ma. Esther Montaño C. (2008), Los cambios climáticos de Santa Cruz de La Sierra traen consigo generalmente periodos críticos en distintos aspectos, uno de ellos es la salud humana. Estos cambios definen una fase en la que la patogenicidad de muchos organismos aumenta o se crean nuevos medios de cultivo para agentes patógenos no conocidos previamente. Todo organismo es en potencia portador de un agente patógeno, sean animales domésticos animales silvestres o humanos, el movimiento de los mismos pueden definir eventos de traslocación seguidos por fases latentes o pasivas, que al lograr fases ambientales óptimas (cambios en el clima) pueden desatar epidemias de efectos impensados.

Essas mudanças são características do Aquecimento Global, mas temos que lembrar também que as características geográficas da Bolívia e vários danos nos ecossistemas de Santa Cruz fizeram com que ela vivesse nesse constante efeito de mudanças, aonde um dia está Frio, no outro ou ao fim do mesmo dia se faz Calor, e pela manhã ocorre precipitação de chuvas.

Segundo os médicos de diversas especialidades as infecções respiratórias são facilitadas nessas condições e todo sistema cardiovascular é comprometido, ampliando o risco de Infartos e Acidente Vascular Encefálico (AVE).

"Os Cílios Nasais - Pequenos fios responsáveis para fazer o filtro das substâncias tóxicas que entram no corpo - ficam com dificuldade de movimentação". Explica o médico.

A Imobilidade do cílios tanto nos níveis nasais, como as partes responsáveis pela "faxina" de vírus e bactérias acarreta o acumulos dos mesmos nessas regiões (gargante, faringe, laringe e pulmões), transformando numa esponja de doenças respiratórias, tal como gripes, pneumonias, sinusites, asmas e as "chatas" Alergias.

Para evitar danos à saúde, o médico dá algumas dicas de prevenção. Segundo ele, as pessoas devem ingerir bastante líquido para manter a hidratação, comer frutas e legumes em dias quentes e frios, devem agasalhar-se bem em dias frios, procurando ambientes aquecidos e arejados, nos dias quentes as roupas devem ser leves e arejadas, e os ambientes devem ser ventilados, arejados e climatizados.

O médico conclui dizendo que “a atividade física orientada pode favorecer, fazendo com que o corpo humano esteja mais adaptado a tolerar variações mais bruscas e intensas de temperatura”.

Prontinho..Agora quem sabe estaremos mais favoráveis as Adaptações desse Clima Irregular da Gloriosa Santa Cruz.

Abraços

domingo, 6 de outubro de 2013

Serie Curiosidades: Soluço

O Soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do Diafragma, prosseguida de movimento de distensão e relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico.

Geralmente ocorre após a ingesta de líquidos ou sólidos. As vezes pode tornar-se uma doença crônica e necessitar de tratamento.

Situações de soluços persistentes ou recorrentes já foram relacionadas a mais de uma centena de causas.
  • Causas neurológicas:
    Traumatismo (acidentes de carro), acidente vascular cerebral (“derrame”), tumor cerebral.
  • Causas metabólicas:
    Insuficiência renal com altos níveis de uréia sangüínea, respiração rápida levando a diminuição de dióxido de carbono no sangue, excesso ou falta de íons (K, Na, por exemplo).
  • Estímulo direto ao nervo vago:
    Objetos acidentalmente introduzidos no ouvido, aumento da tireóide, tumores no trajeto do nervo vago na cabeça, pescoço, tórax ou abdômen, pneumonias, infarto, esofagite, hepatites e pancreatites.
  • Causas cirúrgicas:
    Anestesia geral e estado pós-anestésico.
Muitas vezes a causa do soluço não pode ser descoberta.
A solução mais usada na cura aguda do Soluço é o Susto. Mas, como ele resolve a situação?
No momento em que a pessoa se assusta o organismo libera a adrenalina, substância que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico, interrompendo o problema. Mas para que isso ocorra a pessoa tem que se assustar de verdade.
Além do susto, quem está com soluço pode experimentar prender a respiração por alguns segundos, pois a taxa de gás carbônico no organismo aumenta, o gás carbônico num nível mais elevado inibe o nervo frênico, que volta, então a trabalhar corretamente.


sábado, 5 de outubro de 2013

Medicina x Enfermagem

 

          A Medicina é uma das profissões mais antigas do mundo assim como tradicional, por isso merece ser respeitada. Trata de curar e prevenir as doenças que afetam os seres humanos em seu bem estar.
         
A Enfermagem é a Arte do Cuidar, segundo Iyer (1993), A Enfermagem é considerada uma Arte, pois relaciona o cuidado do cliente durante períodos de doença, e o auxílio para que atinja o máximo de saúde,durante a vida.
         
O que podemos ver nos dias de hoje é uma grande rivalidade entra as duas igualmente nobres profissões. As alegações começam pela diferença salarial, pela carga horária reduzida, entre outros pontos que os fazem rivais, ou talvez essa rivalidade só exista na personalidade de cada um.
       
Além desse pontos já citados, talvez a questão maior seja: Quem Manda em Quem?  
A maioria das pessoas acham que o Médico manda no Enfermeiro, e como evidencia superior abordam o fato das prescrições de medicamentos, em contra partida a irritação maior da classe médica é o fato do enfermeiro questionar as decisões do médico.

Mas segundo o Código do Ética do COFEN o Enfermeiro pode:

"Art.37: Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência.
Paragrafo Único - O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade."

Em contra partida os Médicos criaram o "famoso" Ato Médico.
Segundo o Doutor Mauro Brandão (2013), A medicina é uma das profissões mais antigas do mundo, e os legisladores em nosso país nunca se deram conta da necessidade de regulamentá-la. Todos sabem o que um médico faz e quais são as atividades que só ele é capaz de fazer. Mas nos dias de hoje, diante da complexidade da assistência e da necessária divisão do trabalho entre os diversos profissionais de saúde (a equipe), a definição em Lei do alcance e dos limites dos atos médicos tornou-se uma necessidade social.

Bom, ambas as profissões são igualmente responsáveis pela manutenção da saúde de qualquer individuo são ou enfermo, porque ambas lutam também pela prevenção e promoção da saúde.
A resposta para nossa questão, é que na verdade ela não existe, porque não há hierarquia, não tem o que manda.
A Medicina e a Enfermagem são ótimas quando estão trabalhando juntas, não há necessidade de um mandar no outro, elas são complementares, e a saúde nunca seria a mesma sem a união das duas.

Portanto, essa rivalidade não deve existir, elas devem se respeitar mutuamente e realizar um trabalho de qualidade visando a melhora da população em geral, sem competições ou tramas.



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Família

Quando o assunto é família, no fundo ainda somos crianças não importa o quão velho ficamos sempre precisamos de um lar para chamar de lar. Porque sem as pessoas que você mais ama, você não pode evitar em se sentir sozinho no mundo.
Gossip Girl
A Região do Atual Municipio de Nobres foi ponto de passagem no inicio do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste entre Cuiabá e Diamantino.O território habitado por índios da nação bacairis. Nobres é uma cidade rica em belezas naturais, como cachoeiras (Serra do Tombador e Dona Máxima), grutas, algumas até inexploradas, sítios arqueológicos de valores científicos e lagos cristalinos.No ponto onde situa-se a sede municipal iniciou uma povoação chamado de Seis Marias, uma referência aos moldes coloniais e posteriormente conhecido como Bananal.Na pesquisa histórica de Ari Antônio Ferreira de Pinho, Anedi Magliolaro dos Santos, Sidalva Isabel Queiroz, Gaudenta de Andrade, consta que os primeiros moradores de Nobres de que se tem notícia foram Baldoíno Nicreta, Bernardo de Campos, João de Campos, José Benedito e Chico Ramos.Além dos pioneiros já ditos, outros nomes ajudaram a fazer a história nobrense foram: José Rondon, Antonio Ferreira Lemes, Tomé da Silva Campos, José Elias de Arruda, Joaquim de Arruda, Felismino José Santana, Silvestre da Silva Nonato, Matutina da Silva Campos, Honorata de Campos, Justino de Paiva Coimbra, José Leite da Rocha, além de tantos outros.Como podemos notar, a Família Campos é pioneira e participativa na história do Município de Nobres.Por isso, esse ano resolvemos reunir toda sua vertente, numa confraternização familiar para unificar esse saudoso e singelo povo.Rallide Cristiano Andrade teve a iniciativa criando um grupo no Facebook que nos unifica, e Juvenal Campos tomou a frente nas organizações.Aqui vai as Palavras do Sr. Juvenal Campos:Relembrando o fino convite da briosa Comissão do Encontro da Família Campos...

"Hoje, a Comissão de Organização do Encontro da Família Campos realizou reunião, ficando definido que o evento realizar-se-á no dia 18/01/2014, a partir das 07:00 horas, no Balneário da Saudosa Tia Máxima.

Café da Manhã: Bolo de arroz assado na palha de banana, arroz de leite, arroz doce, biscoito cuiabano, leite in natura, bijú, gemada, chá de capim cidreira, café, queijo, paçoca de pilão com bananinha e sucos de cajú, manga e laranja. 

Almoço: Pacú ensopado com pirão, pacú frito, mujica de pintado, vaca atolada, arroz com galinha caipira, arroz com pequi, farofa de banana, Tutú de feijão, mandioca cozida e sarapateu.

Sobremesa: Arroz doce, Arroz de Leite, Rapadura e Melado com Farinha.
Frutas típicas (bocaiúva, jatobá, jacote. Chico Magro, etc).

Definimos que serão eleitos representantes para listar as pessoas que virão de cada ramificação e deverão repassar a lista até 20 de dezembro de 2013. O planejamento é para 500 pessoas.”

Não aguentando com a enormidade quantidade de água que passou a correr entre seus dentes transbordando para seus lábios, a Juceleyde Campos , teceu o seguinte comentário a um amigo seu, morador do eixo São Paulo-Rio de Janeiro...

“...essa Sesmaria do Bananal fica numa terra de gente briosa... Valente... Danada de boa. Fica em Nobres/Mato Grosso, um lugarzinho lindo deste mundão de Deus, totalmente fora do eixo Rio-Sampa. Distante daqui uns 2.000km.

Um dia Deus melou o dedo na boniteza e desenhou Nobres.... Uma região cheia de belezas naturais (cachoeiras, grutas e lagoas com águas cristalinas), algumas totalmente inexploradas. Possui sítios arqueológicos de imenso valor científico, com pinturas e inscrições rupestres que atestam a antiguidade da vida humana naquela região... É a terra dos meus avós. E é pra lá que vou em janeiro de 2014, conhecer os parentes que não conheço, numa reunião histórica que formou até comissão organizadora para esse encontro, que vem envolvendo o esforço de muitos “Campos” e pretende reunir cerca de 500 pessoas! Ai como eu sou feliz!!!”

Dá para ficar de fora de uma festa dessa???

Nobres/MT, se prepare aqui vamos nós...!!!

Conto com a Presença de Toda a Família!


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Projeto Social

O Mundo possui em proporção de 32% de Cristãos, o Espiritismo corresponde cerca de 2% da população brasileira. Ambos pregam a prática da Caridade, do se doar pelo povo de Deus.
Mas na prática, pouco disso é realmente vivenciado, nos últimos meses fui tocado por essa vertente, todo ser humano é capaz de se doar por outrem, o que falta é a força de vontade para essa realização.
Sensibilizado por essa causa, resolvi tentar criar um projeto social que seja capaz de ajudar a população em primeira instancia de uma cidade no interior de Mato-Grosso, chamada Nobres, aonde possuo condições de a esse nível começar as realizações, para que mais tarde possa sensibilizar as demais autoridades para que usem de inspiração para suas demais cidades, e tudo se torne um evento da pratica da Caridade de forma ampliada.
O objetivo inicial é ajudar um número considerado de população carente de bairros que precisam desse apoio na cidade de Nobres-MT.
Embasado em algumas ideias, que ainda não foram desenvolvidas, mas que pretendo faze-las até o fim do ano, foram destacadas nos asteriscos seguintes:

* Mobilizar as Secretárias de Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Assistência Social, para disponibilizar alguns de seus profissionais para Atendimento Gratuito. (Mesmo que isso implique diárias para os profissionais por parte do governo local).

* Um local amplo com diversas salas para que os profissionais realizem um atendimento de qualidade.

* Parceria com Escolas e Igrejas para arrecadação de Alimentos e Agasalhos durante o Ano. (Aonde pode ser realizado uma reunião para ampliação de  ideias).

* Membros da Imprensa e Mídias locais para cobrir o evento. Indico os "Caipiras Urbanos" em particular por formar uma equipe que acolhe a causa com seriedade. (https://www.facebook.com/caipirasurbanosproducoes?fref=ts)

* A Secretaria de Cultura com o Instituto "Nobres Vozes" disponibilizando shows, teatros musicais, encenações em geral. Gerando manifestações culturais e apoio a cultura local. https://www.facebook.com/nobresvozes?fref=ts

* A Fisk- Centro de Ensino poderia ajudar-nos com doações de dois ou um curso de Inglês ou Espanhol para um aluno de população carente que segundo os professores das escolas municipais ou estaduais do município elejam como apto para aprimorar seus conhecimento. https://www.facebook.com/fisk.nobres?fref=ts

* Ofertas de Cursos de Computação, Secretariado ou outros cursos que a Prefeitura Municipal de Nobres possa oferecer de forma gratuita para a população carente, aumentando assim o nível de qualificação do povo Nobrense. http://www.nobres.mt.gov.br/Noticias/603

* Mobilizar os Cabeleireiros para se doarem para o evento, manifestando seus dons em prol de um povo que não pode arcar com o tal no momento.

* Sensibilizar os Mercados e Supermercados da cidade para doações de cestas básicas e produtos de uso diário.

* Sensibilizar as grandes empresas de Materiais de Construção para patrocinarem uma reforma da casa para quem mais precisa.

* Realização de desfiles em locais carente para proporcionar lazer e bem estar com premiações de 1º a 3º lugar.

* Realizar mais eventos em parcerias com o governo local.

* Reunião com pessoas influentes de boas condições financeiras para compra de cestas básicas e brinquedo para este público alvo.

* Um dia de lazer no Balneário Dona Máxima para um público que também merece ter um descanso no final de semana. https://www.facebook.com/pages/Balne%C3%A1rio-Dona-M%C3%A1xima/357259744392300



Manifestações Públicas

Hoje foi um dia comum, aulas de anatomia o dia todo, e sessões da novela na casa dos vizinhos.
Assistimos o programa do Pedro Bial chamado na Moral, que hoje abordou o tema de Manifestações Públicas, especificamente as que ocorreram em 7 de setembro, paralelas as contra a ditadura. Discutimos entre os vizinhos a realização desses eventos, e achei que seria importante compartilhar.
As manifestações geraram muitas incógnitas.
A violência foi necessária?
A depredação de bens públicos?
Ou de bens particulares?
A Policia agiu representando a lei e defendendo os direitos dos cidadães?
Eu não estava nas manifestações, infelizmente não pude estar de corpo presente, mas o que a mídia nos passou (e convenhamos, ela pode ser manipuladora) foi abusos da autoridade dos policiais, foi despreparo em relação as manifestações, foi atos de vandalismo por parte dos manifestantes.
Mas todo esse alvoroço levou a mudanças nas políticas públicas do Brasil?
O que se vê foi uma mascara por parte do governo, que fingiu mudanças e logo deixou no esquecimento. Uma nova manifestação parece impossível, ao de que a população brasileira cansou das batalhas.
Mas a cada 4 anos temos capacidade de realizar mudanças, e porque não fazemos, infelizmente os políticos e a política brasileira não é nada menos que a representação da nossa população, que apesar de ser responsável pelo governo que elegeu se queda indignado.
Policiais usando mascaras, alguns dizem que é para se proteger e cometer atos abusivos contra a população, em contra partida, dizem que é uma forma de proteger seus familiares de bandidos.

Essa é minha deixa, meu principal foco não é responder as incógnitas, mas gerar cada vez mais, fazer com que a população exercite seus direitos, e passe a pensar nas melhorias de uma sociedade que pede reformar governamental!

http://www.youtube.com/watch?v=ZGukyquRwv8
Olá! Sejam bem vindos ao meu Blog, aqui discutiremos diversos temas que envolvem fatos ou ficções sobre a minha vida.
Sou Álvaro Delacour, tenho 23 anos, escrevo desde pequeno, e sempre tive um diário, e ultimamente estou tendo a necessidade de escrever de forma virtual, de compartilhar minhas ideias, minha vida, meus ideais, alem de discutir temas importantes e relevantes, porque acredito que a opinião alheia seja uma forma de crescimento e fortalecimento de nossas personalidades.
Faço Medicina na Bolívia, já sou formado em Enfermagem no Brasil. creio que é mais ou menos por ai.