sábado, 5 de outubro de 2013

Medicina x Enfermagem

 

          A Medicina é uma das profissões mais antigas do mundo assim como tradicional, por isso merece ser respeitada. Trata de curar e prevenir as doenças que afetam os seres humanos em seu bem estar.
         
A Enfermagem é a Arte do Cuidar, segundo Iyer (1993), A Enfermagem é considerada uma Arte, pois relaciona o cuidado do cliente durante períodos de doença, e o auxílio para que atinja o máximo de saúde,durante a vida.
         
O que podemos ver nos dias de hoje é uma grande rivalidade entra as duas igualmente nobres profissões. As alegações começam pela diferença salarial, pela carga horária reduzida, entre outros pontos que os fazem rivais, ou talvez essa rivalidade só exista na personalidade de cada um.
       
Além desse pontos já citados, talvez a questão maior seja: Quem Manda em Quem?  
A maioria das pessoas acham que o Médico manda no Enfermeiro, e como evidencia superior abordam o fato das prescrições de medicamentos, em contra partida a irritação maior da classe médica é o fato do enfermeiro questionar as decisões do médico.

Mas segundo o Código do Ética do COFEN o Enfermeiro pode:

"Art.37: Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência.
Paragrafo Único - O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade."

Em contra partida os Médicos criaram o "famoso" Ato Médico.
Segundo o Doutor Mauro Brandão (2013), A medicina é uma das profissões mais antigas do mundo, e os legisladores em nosso país nunca se deram conta da necessidade de regulamentá-la. Todos sabem o que um médico faz e quais são as atividades que só ele é capaz de fazer. Mas nos dias de hoje, diante da complexidade da assistência e da necessária divisão do trabalho entre os diversos profissionais de saúde (a equipe), a definição em Lei do alcance e dos limites dos atos médicos tornou-se uma necessidade social.

Bom, ambas as profissões são igualmente responsáveis pela manutenção da saúde de qualquer individuo são ou enfermo, porque ambas lutam também pela prevenção e promoção da saúde.
A resposta para nossa questão, é que na verdade ela não existe, porque não há hierarquia, não tem o que manda.
A Medicina e a Enfermagem são ótimas quando estão trabalhando juntas, não há necessidade de um mandar no outro, elas são complementares, e a saúde nunca seria a mesma sem a união das duas.

Portanto, essa rivalidade não deve existir, elas devem se respeitar mutuamente e realizar um trabalho de qualidade visando a melhora da população em geral, sem competições ou tramas.



Um comentário:

  1. Eu não consigo enxergar uma briga delas, pois acredito que cada um exerce bem , ou deveria as suas devidas funções, e isso certamente dará naturalmente um Equilibrio e Harmonia para o Relacionamento profissional que necessita ter!
    Eu tenho uma grande Admiração pelos Enfermeiros em Especial, pois fazer enfermagem é amar o próximo, e por isso é considerada uma das profissões que mais existem profissionais de ótimo caráter e bondade.

    ResponderExcluir